domingo, 25 de novembro de 2018

Coral de alunos ensaiam para cantar com Roger Waters em show no Rio

Canção é um clássico da banda. Coro de crianças e adolescentes ensaia letra da música e apresentação há quatro meses 




Jari Amorim, maestro do projeto, rege um dos ensaios — Foto: Yasmim Restum/ G1
Matheus Ruas e Maria Eduarda
11/11/18

Fonte: G1.com
A música que é um dos maiores sucessos da banda inglesa e terá um destaque especial no show de Roger Waters, ex-baixista e um dos principais compositores do grupo, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (24).
"Another Brick in the Wall" é uma faixa do álbum The Wall. É dividida em três partes, sendo elas "Parte I", "Parte II" e "Parte III". Todas as partes foram compostas pelo baixista Roger Waters.
A Parte II da música é muito conhecida por sua frase famosa "We don't need no education..." e foi um dos maiores hits da banda, alcançando o primeiro lugar das paradas norte-americanas, inglesas e de diversos outros países. Ela é basicamente uma crítica ao rígido sistema educacional, especialmente de internatos. No Brasil, chegou a ser a segunda canção mais tocada nas rádios em 1980.
Roger Waters convidou crianças para participarem da performance da música nos shows da sua turnê em outras cidades, como Salvador e São Paulo/Foto: Stephanie Hahne/TMDQA!
A performance vai contar com a apresentação de 12 crianças e adolescentes moradores de comunidades cariocas e membros do coral do projeto EducaGente, que faz parte da Associação Beneficente São Martinho.
Os jovens são alunos do Centro de Música Jim Capaldi, em Vicente de Carvalho, Zona Norte do Rio, que fica dentro da Igreja Nossa Senhora do Carmo. Lá eles aprendem canto, cavaquinho, percussão, violão e prática de conjunto. Vários dos alunos moram em comunidades carentes da região.
Há quatro meses, o grupo – cujas idades variam entre 10 e 15 anos – ensaia para a apresentação com o acompanhamento remoto da produção do show. Para a professora de canto e técnica vocal Nai Dias, o convite foi inesperado, e a turma está contente com a chance de performar ao lado do ícone do rock.

"Tá todo mundo muito ansioso e esperando o dia chegar. A gente já vem ensaiando há quatro meses numa agitação porque é uma experiência única e uma oportunidade ímpar. Quando nós descobrimos esse convite foi uma surpresa maravilhosa e única porque é uma chance que não teríamos", diz Nai.
O maestro do projeto, Jari Amorim, contou que inicialmente a maioria dos alunos não sabia quem era Roger Waters e que os pais e avós deles deram apoio por conhecer a carreira do britânico.
“Passamos um vídeo aqui sobre o cantor e a carreira dele. Os pais conheciam e davam apoio porque são fãs. Os avós são fãs. Então, eles buscaram a partir dos pais, na internet. Poucos alunos conheciam o Roger Waters. Mas uma das mães me falou: 'Você tem certeza de que é o Roger Waters, do Pink Floyd? Não é possível!'", contou em meio a risos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário