sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Em 2017, mais brasileiros foram ao Louvre, em Paris, do que ao Museu Nacional

Pesquisa comprova que Brasileiros dão mais importância para cultura européia


Louvre teve 8,1 milhões de visitantes em 2017
Foto: Isogood
Matheus Ruas
 Maria Eduarda Duzi
data: 03/09/2018

O Museu Nacional registrou 192 mil visitantes em 2017, segundo informou a assessoria de imprensa da instituição à BBC News Brasil.
No mesmo período, 289 mil brasileiros passaram pelo Louvre, em Paris, na França, uma das principais instituições de arte do mundo, segundo registros do próprio museu.
O número de brasileiros que visitaram o museu francês é 50,5% superior à visitação total da instituição brasileira.
Carolina Medeiros, ex estagiária do Museu Nacional, diz: “O Museu Nacional por ser um acervo fixo não tem novidades o tempo todo ou exposições temporárias com grandes nomes, e por isso não era muito frequentado durante o ano...a predominância sempre foi de colégios de ensino fundamental e essas crianças que conheciam o museu poucas vezes retornavam. As pessoas que já conheciam o museu poucas vezes voltavam. Muitas pessoas sequer tinham conhecimento sobre o museu e seu acervo histórico, havia pouco estímulo da comunicação do museu, que por falta de verbas não investia em chamadas e eventos para atrair o público”
foto

O Louvre teve um aumento de 82% do número de visitantes do Brasil no ano passado em relação a 2016. Foi o segundo maior crescimento de público de um determinado país - os russos lideram com 92%.
Os brasileiros foram a terceira nacionalidade que mais visitou a instituição, atrás apenas de americanos e chineses.
Representaram 3,5% dos 8,1 milhões de visitantes do Louvre em 2017.

Esse número poderia ser triplicado por meio de incentivos a visitações de escolas e universidades, mais divulgação e uma programação de eventos. Durante a Copa e a Olimpíada, quase não ouvimos falar dele. 

Em meio aos preparativos para o 200º aniversário da instituição, comemorado em junho, o paleontólogo Alexander Kellner, então recém-empossado como seu diretor, disse que tinha a meta de elevar o número de visitantes para 1 milhão até o fim do seu mandato, em 2021.

Uma forma de fazer isso e compensar a falta de verbas, de acordo com Kellner, seria firmar parcerias com empresas.

Um contrato de patrocínio do BNDES de R$ 21,7 milhões havia sido fechado há três meses e seria usado na restauração do prédio histórico.

“Passaremos o ano inteiro procurando investimentos que nos permitam melhorar as exposições”, disse Kellner em entrevista ao jornal O Globo em fevereiro.


Museu Nacional foi fundado em 6 de agosto de 1818 por Dom João
Foto: Routers/bbcnews
































Nenhum comentário:

Postar um comentário